DOBRA A FRIO

A dobra é um processo utilizado para dar forma a peças e perfis, onde a peça terá a mesma forma encontrada tanto na punção quanto na matriz. No dobramento a chapa é deformada pela ação de prensas, que são responsáveis por fornecem a energia e os movimentos necessários para realizar a operação de dobra. A forma é conferida é obtida mediante o emprego de um punção e matriz que atuam até que a chapa atinja o formato desejada.

Para comprimentos de dobra considerados pequenos, utilizam-se estampos que possuem a forma a ser dobrada. Para fabricação de perfis dobrados ou alguns tipos de peças com comprimentos de dobras considerados grandes, utilizam-se prensas dobradeiras/viradeiras com matrizes e machos (punções) universais.

Os estampos de dobra, em geral, recebem peças semi-processadas vindas de outros estampos de corte ou simplesmente recortadas por guilhotinas. Na operação de dobramento deve-se levar em conta quatro fatores importantes: a capacidade elástica do material; o raio interno mínimo da peça a ser dobrada; o comprimento desenvolvido da peça; as forças que atuam na operação de dobramento.

FOTOS

VÍDEOS

NOSSA CAPACIDADE
Área de dobra: 3.000 mm

Espessura: 0,4 mm a 12,7 mm (1/2")

Materiais para dobra: aços carbono e inox, alumínio, cobre, bronze e latão.

Feito por Linear|