CALANDRAGEM

Pela calandragem podem ser obtidas chapas curvas com raios de curvamento pré-determinados como cilindros, cones, troncos de cones, assim como qualquer outra superfície de revolução. É também neste tipo de processo que se fabricam corpos de tanques, caldeiras, trocadores de calor, colunas de destilação etc.

Os tipos de calandras mais comuns disponíveis no mercado são: a calandra de passo e a calandra piramidal. Na Calandra de Passo, a folga entre os rolos que estão alinhados é ajustável para várias espessuras e o rolo de trabalho pode se deslocar para obtenção de diferentes diâmetros, sendo que o diâmetro mínimo que pode ser obtido é igual ao diâmetro do rolo superior acrescido de 50 mm. Este tipo de calandra é adequado para grandes volumes de produção de peças de diâmetros/raios menores.

Na Calandra Piramidal o rolo superior pode ser ajustado para exercer maior ou menor pressão, obtendo-se peças de diâmetros/raios menores ou maiores. O diâmetro/raio mínimo obtido é de cerca de duas vezes o diâmetro do rolo superior para os aços inoxidáveis e de uma vez e meia para os aços carbono. O diâmetro máximo da peça é limitado pela estabilidade da peça dobrada.

FOTOS

VÍDEOS

PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Anéis
Calhas
Cones
Serpentinas
Trilhos
Tubos
Curvas
Tanques

NOSSA CAPACIDADE
Boca: 1.250 mm
Espessura: até 1/4" (6,32 mm)

Feito por Linear|